Quantcast
Channel: Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux
Viewing all articles
Browse latest Browse all 66332

Como capturar imagens de vídeos com o Videocut

$
0
0

Se você precisa capturar imagens de vídeos de um jeito simples e fácil, então conheça e experimente o programa Videocut.
capturar imagens de vídeos Videocut in Ubuntu
Existem diferentes softwares e ferramentas para Linux que permitem capturar imagens de vídeos. Por exemplo, é possível usar a função Thumbnail Generator no SMPlayer para criar uma imagem com alguns previews do filme e outras informações.

O mesmo resultado também pode ser obtido com o programa Video Thumbnails Maker ou com a ferramenta de linha de comando ScreenGen. Outro software útil para capturar screenshot de um vídeo ou criar imagens com miniaturas e detalhes é o Videocut, um utilitário que está disponível por padrão, nos repositórios oficiais do Debian, Ubuntu e derivados.

Videocut é um software de código aberto, com interface gráfica em Qt4, que permite processar imagens de vídeo extrair/criar composições de quadros de screenshots. Através de uma interface gráfica simples e intuitiva, é possível criar imagens personalizadas com vários quadros e detalhes de um vídeo, como título, duração, formato, tamanho e etc.

O programa suporta os formatos de vídeo mais comuns e com ele você pode salvar as imagens no formato png e jpeg. Também dá para salvar um único frame de um vídeo (sem a necessidade de criar para forçar uma composição) e as preferências do software permite definir o tamanho de vários quadros, cor de fundo e cor da fonte do texto e muito mais.

Videocut - preferenze

Videocut - image

Conheça melhor o Videocut

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Como instalar o Videocut e capturar imagens de vídeos

Para instalar o Videocut no Ubuntu e capturar imagens de vídeos, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Você pode instalar o Videocut diretamente na Central de programas do Ubuntu ou usar o comando abaixo em um terminal:

sudo apt-get install videocut -y

Passo 2. Uma vez instalado, inicie o programa digitando no Dash:videocut
videocut-dash
Passo 3. Abra o arquivo de vídeo;
videocut-abrir
Passo 4. Com o arquivo aberto, clique no Frame e em seguida, no botão “Save Frame”. Na janela que aparece, digite o nome do arquivo e clique no botão “Salvar”;
videocut-capturar

Como instalar o Videocut em outras distribuições

O Videocut também está disponível para PCLinuxOS e Mageia/OpenMandriva graças aos pacotes RPM disponíveis nesta página. Para Arch Linux e derivados, basta instalar o software via AUR.

O que está sendo falado no blog hoje

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 66332